O Coletivo Nacional de Juventude Negra - Enegrecer  que nasceu com o intuito de construir/participar de espaços democráticos  na universidade, vem por meio desta declarar apoio ao Movimento  Estudantil que de forma legítima, ocupou a reitoria da Universidade  Federal do Recôncavo da Bahia.
As universidades públicas continuam  sendo uma das instituições mais antidemocráticas do país, onde os  estudantes estão pouco representados nos órgãos que dirigem as  instituições. Nelas ainda impera a representação de 70% de professores, a  escolha de reitores é feita de maneira indireta, e submetida à escolha  do/ a presidente/ presidenta da república.
Só com a  democratização dessas estruturas toda comunidade universitária e a  sociedade em geral poderão influenciar a discussão sobre a forma como os  orçamentos das universidades são executados, garantindo assim, uma  maior transparência com os recursos públicos.
Os últimos projetos  de universidade do Brasil estão sendo criadas com a cara da população  brasileira, cada vez mais popular, mais negra e feminina. No entanto na  UFRB que tem 74% de estudantes das classes C, D e E, e 80 % dos  estudantes se declaram afro-descentes, além do enorme contingente de  mulheres, as quais não têm acesso à creche etc. não há uma política  popular, uma instituição realmente popular além de garantir a ingresso  d@s estudante tem que garantir acima de tudo a sua permanência.
Compreendendo  a conjuntura em que a universidade foi criada, e atual situação em que  se encontra, não poderíamos enquanto jovens cruzar os braços e deixarmos  que mais uma vez os interesses da elite, ainda existente no âmbito  acadêmico, rompa com esse projeto.  A falta de investimento em  assistência estudantil, a precarização das condições básicas de  aprendizagem (falta de salas, laboratórios, bibliotecas, etc.), são  motivos suficientes para que o corpo estudantil se movimente e lute por  uma educação de qualidade.
Queremos nos somar às lutas juvenis e  ajudar a construir vitórias coletivamente. É de suma importância  construir uma cultura revolucionaria e afrocentrada para todos os  espaços de juventude. Então reforçamos nosso apoio e nos solidarizamos  com o #ParalisarParaMobilizar.
“Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem.
Apenas sei de diversas harmonias bonitas possíveis sem juízo final.”
 Caetano Veloso 
Enegrecer - Coletivo Nacional de Juventude Negra  
 Coordenadoria do Enegrecer Bahia.
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário