segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Moção de apoio à ocupação da reitoria da UFRB

Através desta moção, queremos fazer chegar aos companheiros que ocupam a reitoria da UFRB nosso mais irrestrito apoio e solidariedade, principalmente nesse momento tão crítico em que toda a truculência do reitor expressa-se no encerramento de qualquer oportunidade de abrir uma mesa de negociação, deixando cada vez mais clara a necessidade de nos unirmos e fortalecermos a ação direta dos estudantes.
A política de expansão precarizada implementada nos últimas anos no ensino superior brasileiro está dando todos os sinais de esgotamento, fica cada vez mais claro que faltam recursos para manter nossas universidades. Como conseqüência, são dezenas de universidade em que os estudantes estão entrando em luta. Aqui na Bahia não poderia ser diferentes, nas últimas 3 semanas estudantes da UFBA estão em permanente mobilização, além da greve dos IFBAs e sem esquecer que começamos o ano com uma greve generalizada pelas universidades estaduais baianas(UESB ,UEFS,UESC,UNEB)! Não é coincidência, portanto, que em toda a parte as reivindicação tenham tanto em comum.
O que queremos é estrutura física adequada para estudar e políticas de permanência estudantil que ultrapassem a barreira da mera fomalidade, como bolsas, bandejões e moradia para todos. Queremos mais contratação de professores, que são explorados com uma proporção estudante/professor que torna impossível para ambos manter uma relação qualificada entre ensino pesquisa e extensão ! Assim, cada vez há mais luta porque o governo e as reitorias insistem em contrapor expansão à qualidade no ensino. Não compartilharemos dessa lógica.
Por isso, afirmamos sem hesitar que a luta dos estudantes da UFRB é nossa luta – a luta dos estudantes de todo o Brasil.
E a partir dessa moção queremos para além de demonstrar todo o nosso apoio convidar os lutadores da UFRB a se somarem aos lutadores da UFBA, das estaduais baianas, dos IFBA de Salvador, Camaçari, Santo Amaro, dos funcionários em greve dos correios e os bancários, para nos fortalecermos cada vez mais e mostrarmos para nossas reitorias e para os governos estadual e federal que uma educação de qualidade é nossa prioridade e que não há mais como esperar, é 10% do PIB para educação pública já!

Fica o convite pro ato unificado que vai acontecer terça-feira dia 04/10 a partir das 9h em frente a reitoria da UFBA e depois vai seguir até o Campo Grande onde encontraremos estudantes dos IFBAs e outras categorias para seguirmos juntos em uma grande marcha!

Força, companheiros e vamos fortalecer nossa luta juntos!

COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DA ANEL BAHIA

Nenhum comentário: